terça-feira, 4 de outubro de 2011

Como escolher o desodorizante mais eficaz

Há tipos adequados a todas as necessidades. Saiba o que (não) deve usar

É um fenómeno muito irritante, sobretudo nos dias de maior calor, mas a verdade é que o nosso corpo mantém uma temperatura correcta graças à transpiração.
Trata-se, portanto, de um processo normal de regulação do organismo que, no entanto, tem alguns inconvenientes e incómodos.
As manchas de suor na roupa e, inclusive, os maus odores que este provoca (causados por bactérias) podem fazê-la passar um mau bocado. Por isso, convém usar um desodorizante adequado. Este é um aliado imprescindível na higiene diária. Use-o todos os dias depois do duche e com a pele totalmente seca.

 

Um desodorizante para cada necessidade

Poderá encontrar no mercado uma ampla gama de desodorizantes e antitranspirantes, apesar de muitos deles combinarem as duas funções (o desodorizante camufla o odor da transpiração e o antitranspirante inibe a secreção de suor). Escolha, por isso, aquele de que mais gosta, de acordo com a sua pele e ritmo quotidiano:
- Se não transpira muito, use uma fórmula em spray. Este tipo de desodorizante garante uma sensação de frescura imediata e é muito fácil de aplicar.
- Se é daquelas pessoas que transpira demasiado, opte por produtos em roll-on, creme ou stick, mais eficazes para controlar o excesso de suor.
- Já se tem a pele sensível, prefira os desodorizantes em creme, já que não contêm álcool. Terá de ter também em conta se o perfume irrita a sua pele.
- Para evitar manchar a sua roupa, as fórmulas em stick ou com activos antimanchas para roupa branca ou preta são os mais aconselhados.
- Se acabou de depilar-se, procure usar um produto que não contenha álcool na sua composição ou correrá o risco de ficar com uma sensação de ardor na pele.

 

Conselhos básicos para quem sua em demasia

O excesso de transpiração é um problema para muitas pessoas. Nestes casos, o suor excessivo costuma concentrar-se nas axilas, nas palmas das mãos e dos pés. Siga estas dicas para controlar o problema:
- Mantenha uma alimentação equilibrada. Os alimentos que ingere também influenciam a sua transpiração. Tente incluir verduras e citrinos nas suas ementas e evite alguns alimentos como o alho, os espargos e a cebola, que dão mau odor ao suor.

- Hidrate-se bem. Pode ser uma novidade para si mas a verdade é que se não quiser transpirar em excesso, deve beber muitos líquidos.

- Use preferencialmente tecidos naturais. O algodão, o linho e a seda são os tecidos que melhor transpiram, enquanto que os sintéticos jogam contra si no que diz respeito à transpiração.

- Recorra ao botox, se for caso disso. Quando a hiperidrose (sudação excessiva) não regride com produtos específicos ou outro tipo de tratamentos, pode recorrer-se às injecções de botox, técnica que se tem revelado muito eficaz para controlar a produção de suor.

Sem comentários:

Enviar um comentário