quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Peito a salvo


A dia 30 de outubro comemora-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama. Esta está, no entanto, longe de ser a única data em que se deve preocupar com a prevenção desta doença. Aprenda a proteger-se!
Em Portugal, são diagnosticados quatro mil novos casos por ano. Apesar dos números que conferem ao cancro da mama o estatuto de segunda causa de morte no sexo feminino, esta é uma doença que pode ser prevenida e detetada precocemente. O primeiro passo para avaliar a saúde do peito é conhecê-lo bem. Por isso, todos os meses deve realizar o auto-exame da mama. Segue, passo a passo, como o deve fazer corretamente e assim proteger a sua vida.
O auto-exame é um gesto simples que deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 15 anos. Consiste na observação (para detetar alterações na aparência da mama ou no mamilo) e na palpação da mama e zona da axila. É a forma mais simples de detetar tumores nas fases iniciais e só demora alguns segundos.
1. Para começar, coloque-se em frente de um espelho e observe a forma, a simetria, a cor e a textura da pele dos seios. 
2. Compare as duas mamas e veja se há alterações nos mamilos ou covas na pele. 
3. De seguida, levante os braços, coloque as mãos sobre a cabeça e verifique se aparece alguma assimetria ou repuxamento. 
4. Pressione o seio e aperte suavemente os mamilos e veja se sai alguma secreção. 
5. A saída de líquido só de um mamilo e apenas por um orifício é um sinal de alerta, daí a importância preventiva da palpação mamária. 
6. De seguida, deite-se e ponha uma pequena almofada por baixo das costas do lado que vai examinar. 
7. Coloque, depois, o braço debaixo da nuca e apalpe a mama com a mão oposta.
8. Fazendo movimentos circulares, procure identificar nódulos ou outras alterações.
9. Na axila, passe a mão em movimentos circulares com os dedos esticados. Depois mude de mama.
10. A melhor altura do mês para efetuar o auto-exame da mama é uma semana após acabar o fluxo menstrual. Nesta fase, os seios estão menos tensos e consequentemente mais fáceis de palpar e detetar qualquer alteração.
11. Se já não for menstruada, escolha um dia certo do mês para fazer o exame e repita-o sempre no mesmo dia, para manter uma periodicidade mensal.
12. A palpação deve ser feita percorrendo as mamas e axilas com a polpa dos dedos, evitando as suas pontas ou unhas.
13. Este auto-exame pode ser também feito durante o duche, uma vez que a espuma do sabão facilita a palpação da mama.
14. Não se esqueça que este exame não substitui a visita regular ao seu médico. Perante qualquer sintoma ou alteração, deverá consultá-lo de imediato. Ele saberá aconselhá-la e indicar-lhe os exames adequados.
15. Além da observação médica, podem revelar-se úteis outros exames como a mamografia ou ecografia mamária. Enquanto a mamografia, mais comum após os 40 anos, deteta mudanças na glândula mamária, a ecografia mostra outro tipo de alterações e é mais indicada para a faixa dos 30.
A cada dia que passa, novas moléculas, tratamentos e técnicas de deteção e cirurgia são desenvolvidas, permitindo minimizar o impacto desta doença. Prevenir é, contudo, fundamental e esse gesto está nas suas mãos.

Sem comentários:

Enviar um comentário