sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Tem mais de 65 anos?

Os exames e consultas aconselhados ao sexo feminino nesta idade

Check-up médico

Deve ser feito uma vez por ano, mediante o estado de saúde e a história familiar. Envolve observação clínica, medição da tensão arterial, análises da urina, colesterol, trigliceridos, glicemia, ureia, ácido úrico, entre outros. A pesquisa de sangue oculto nas fezes é obrigatória depois de 50 anos, devendo ser feita de três em três anos.

Consulta dentária


Visite o dentista de seis em seis meses para efectuar um exame e uma limpeza oral.

Exame oftalmológico

Visite o médico oftalmologista uma vez por ano, mesmo que não tenha problemas de visão, nomeadamente para fazer o rastreio do glaucoma (doença que se traduz em tensão ocular elevada que, se não for tratada pode resultar em cegueira). Caso já lhe tenha sido detectada uma doença oftalmológica, o controlo poderá ter de ser mais regular, de acordo com o problema em causa.

Exame auditivo

Marque uma consulta de otorrinolaringologia anual para avaliação do estado do seu aparelho auditivo.

Auto-exame da pele

Analise os seus sinais cutâneos e esteja atenta a modificações ao nível da cor e forma. Se verificar que existem alterações na simetria, rebordo, cor e diâmetro procure um dermatologista. Estará a defender a sua pele do cancro cutâneo.
Especialmente se tiver a pele clara, recomenda-se ainda que marque uma consulta de dermatologia uma vez por ano.

Colonoscopia

A colonoscopia, exame ao interior do intestino grosso é muito importante para o diagnóstico precoce do cancro do cólon. É obrigatório ser feito a partir dos 50 anos de idade, devendo ser repetido de cinco em cinco anos se os resultados forem normais.

Em caso de pólipos, doenças inflamatórias crónicas (como a colite ulcerosa e a Doença de Crohn) ou antecedentes familiares (pais, avós ou tios) de doenças ou tumores intestinais, o médico gastrenterologista pode recomendar outra periodicidade.

Deve também ser feito em casos de anemia crónica sem explicação aparente, perdas de sangue pelo ânus, diarreias persistentes ou alternância frequente de diarreia com prisão de ventre.

Auto-exame da mama

Faça o auto-exame da mama uma vez por mês. Contacte o seu médico de imediato se notar alguma alteração nos seus seios.

Consulta de ginecologia

Todas as mulheres devem, por rotina, fazer uma consulta anual de ginecologia, no qual se procede ao exame ginecológico, isto é, à observação genital e mamária que possa detectar tumores e lesões na vagina, colo do útero ou mama.

A partir dos 65 anos, a citologia (exame também conhecido como Papanicolau e que ajuda a prevenir e diagnosticar o cancro do colo do útero) deixa de ser necessária, desde que nos últimos dez anos os resultados de três exames tenham sido negativos. Ainda assim, o seu médico poderá considerar necessário fazê-lo periodicamente.

Se a mulher notar problemas sexuais, pode referi-los ao seu ginecologista. Os problemas sexuais mais frequentes nesta idade são a secura vaginal e a dor nas relações sexuais.

Mamografia

Todas as mulheres devem fazer anualmente uma mamografia e uma ecografia mamária. É importante recorrer a serviços que tenham mamógrafos com tecnologia de aquisição digital, com muito melhor fiabilidade de diagnóstico.

Densitometria óssea

A realização deste exame que permite determinar a densidade mineral óssea e confirmar se é vítima de osteoporose, está indicado após a menopausa. Também a magreza excessiva, o tabagismo, uma fractura óssea, a imobilização prolongada e o tratamento com corticites são indicações para fazer a densitometria óssea. Quando há problemas, ele deve ser repetido bienal ou trienalmente.


Revisão científica: Nuno Monteiro Pereira, director clínico da Clínica do Homem e da Mulher  www.clinicahm.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário